Postagem em destaque

A SEGUNDA VIDA DO POVO BRASILEIRO

                Perdoe-me a generalização, mas a copa de futebol é a segunda vida do povo brasileiro. As ruas se vestem das cores da nossa ...

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Um selfie do Brasil!

                      
             A copa de 2014, inevitavelmente, nos desnudará diante do resto do mundo. São mais de setecentos jogadores participando do maior evento de futebol do planeta e mais de duzentos países irão transmitir "a copa das copas". Visões que se multiplicarão acerca do Brasil.  Estaremos quase nus diante de tantas íris. As lentes de aumento revelarão as várias faces do nosso país. Podemos ser muito mais do que o país do futebol e do carnaval. Talvez possamos ir além dos nossos esteriótipos, mas a tarefa não será fácil.
               Nossa casa está desarrumada. Isso é fato. Talvez a desarrumação do Brasil seja um legado dos nossos colonizadores quando trouxeram os degredados para Pindorama. Mas o país cresceu e é bem adulto. Deveríamos ter aprendido com os nossos exemplos e com os dos outros. A nossa copa fará, para os visitantes, um raio X diminuto do que somos.  Precisamos mostrar para eles que o Brasil não é só um lugar que abriga lobos com vestimenta de cordeiro. Nossa terra tem mais que corruptos, carnaval e futebol. A nossa miscigenação gerou valores que podem ser reconhecidos como identidades do nosso Brasil. O nosso futebol é reflexo dessa adorável mistura. Eu mesmo já reconheci num voleio de Bebeto, jogador campeão da copa de 1994, o desenho da capoeira. Já reconheci samba nos pés frenéticos de Neymar, nossa promessa para esta copa. 
                Claro que um selfie do nosso país pode expor nossas obras inacabadas, nossas feridas sociais e, principalmente, o nosso jeitinho brasileiro. Mas também pode revelar um povo aguerrido, inteligente, receptivo, criativo. Se acionarmos o zoom, veremos que historicamente o Brasil é detentor do futebol arte. Se enquadrarmos melhor a nossa foto, veremos que , para os brasileiros, o futebol é mantenedor da esperança. Quantos meninos de pés rachados, sujos de barro, de lama não superaram a miséria de cada dia e a de outros? Futebol é entretenimento e oportunidade. É hora de separar o joio do trigo e torcer por um Brasil maior dentro e fora do campo. 
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário