Postagem em destaque

A SEGUNDA VIDA DO POVO BRASILEIRO

                Perdoe-me a generalização, mas a copa de futebol é a segunda vida do povo brasileiro. As ruas se vestem das cores da nossa ...

sábado, 28 de junho de 2014

A SEGUNDA VIDA DO POVO BRASILEIRO

                Perdoe-me a generalização, mas a copa de futebol é a segunda vida do povo brasileiro. As ruas se vestem das cores da nossa bandeira, fogos de artifício com a voz da torcida compõem a trilha sonora . A seleção brasileira nos empurra para a carnavalização. Assumimos na cara e no corpo o espírito, a couraça de  mascotes, de heróis, de personagens lendários, de políticos, de jogadores, de técnicos. Assumimos outra vida. Quantos excluídos, marginalizados acabam assumindo papéis inversos dos que naturalmente exercem? As classes sociais se misturam. O futebol acaba unindo, congregando as diferenças num ato ecumênico. 
                   A nossa paixão pelo futebol muito se assemelha ao nosso carnaval. Tudo para. O silêncio principia o ritual. Não trabalhamos. Vestimos fantasias, alguns até fazem oração para o santo das causas impossíveis. Outros aderem à superstição. Amuletos da sorte se multiplicam. As casas, bares, ruas, estádios se enchem de alegria, espontaneidade e irreverência. Futebol é fuga. Futebol é o encontro com a vitória mesmo que essa nos pareça tão distante de nós. Eis um esporte coletivo que coletiviza. A miscigenação se evidencia quando assistimos ao Brasil jogar. 
                       A partida de futebol da seleção brasileira é um ritual identitário do nosso país, muitos buscam ansiosamente a vitória que ainda não tiveram em vida. A vitória dilata o nosso espírito. Ela nos redimensiona para além do sujeito. E quando conhecemos o gosto acre da derrota, chega a "quarta-feira ingrata". Mas o amanhã recompõe a vida e nos desloca da nossa anestesia nacionalista. Voltamos para o nosso cotidiano gestando a espera de uma nova copa, de uma ritualística apresentação da seleção.   
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário